Neste ano, e muito provavelmente nos próximos, as autoridades sanitárias terão a difícil missão de realizar anualmente duas grandes campanhas nacionais de vacinação: contra os vírus influenza, causadores da gripe, e agora contra a COVID-19.
E a largada para a primeira dobradinha de campanhas está dada, conforme o programa nacional. As primeiras doses do imunizante contra a gripe começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (12).
A vacinação contra a Influenza segue até o dia 9 de julho. O Ministério da Saúde deverá distribuir 80 milhões de doses em todo território nacional. A contra a COVID-19 está em andamento desde janeiro e ainda não há prazo para sua conclusão.
Qual tomar primeiro?
Pelo ineditismo de as duas campanhas ocorrerem de forma simultânea, surgem muitas dúvidas sobre a vacinação. A primeira pergunta é: qual vacina tomar primeiro, se a contra a COVID-19 ou contra a gripe. Especialistas aconselham que as pessoas dos grupos prioritários para proteção contra as duas doenças tomem primeiro a vacina contra a COVID-19 e aguardem o prazo de 14 dias para se imunizarem contra a gripe.
Crianças e gestantes não tomam vacinas contra a doença provocada pelo novo coronavírus, uma vez que os imunizantes ainda não foram testados para esses grupos.
Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o programa nacional teve início com a vacinação de idosos, neste ano, a primeira fase da campanha contra a gripe se destina a crianças de até 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A vacina contra a influenza adotada em 2021 no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, com proteção contra três cepas do influenza: H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria.
Depois de vacinadas, as pessoas levam de 10 a 15 dias para criar anticorpos.
A vacinação contra a gripe ocorre simultaneamente à imunização contra a COVID-19 pela primeira vez – mas poderá ser dessa forma todos os anos, uma vez que os especialistas não falam ainda de erradicação do novo coronavírus.
No ano passado, apesar de a pandemia estar disseminada, não havia vacina para combate ao coronavírus disponível e a imunização contra a gripe foi antecipada como estratégia para ajudar no diagnóstico das duas doenças, evitando que fossem confundidas entre si.
Veja o local e horário de vacinação
Local de vacinação: PSF 3 (ao lado da delegacia)
Horário: das 7:30hs as 10:30hs e das 13:00hs as 15:00hs
Documentos necessários: Carteira de vacinação e Cartão do SUS
Leve apenas 1 acompanhante;
Use máscara;
Mantenha as mãos higienizadas com álcool em gel.
Comments